Área do Aluno

Festa para Crianças: Oficinas de Arte

05/11/2014

Leonardo da Vinci, Renoir, Van Gogh, Picasso, Portinari foram apresentados para os alunos do ensino fundamental I do Colégio Módulo que participaram, nos dias 15 e 16 de outubro, de uma oficina com o artista plástico Silvio Alvarez, que contou curiosidades e histórias sobre esses mestres da Arte. Além disso, explicou como funciona a arte da “colagem”.

A Oficina foi um presente da escola para os alunos em comemoração ao dia das crianças, estimulando a interação, trabalhando a sustentabilidade e o consumismo. Perguntas entusiasmadas e muita participação dos alunos foram o ponto forte da Oficina de Arte. Para chamar a atenção dos estudantes para a pintura Rosa e Azul ,de Renoir, o artista plástico contou algumas curiosidades: “As meninas eram filhas de um banqueiro. A mais velha se chamava Elizabeth”. Sobre a Monalisa, de Leonardo da Vinci, Alvarez informou: “Este quadro é avaliado em mais de 200 milhões de reais!”.

Após a apresentação, os alunos fizeram uma releitura desses quadros: eles escolhiam uma fotografia das pinturas apresentadas e em seguida misturavam com recortes de revistas. Silvio ensinou técnicas sobre colagem: “umedeçam as pontas dos dedos com água para retirar as bolhas de ar que ficam, sempre funciona!” e sobre recorte: “apoiem sempre a mão que está com o papel para que o recorte não saia torto”.

“A arte é o único momento da vida que podemos fazer o que queremos!” finalizou Alvarez, orgulhoso e feliz por ter conduzido uma experiência tão positiva, com alunos tão interessados.